nocomments

9 Melhores Cidades da Região Sul para morar

A região Sul é composta pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, conhecidos por suas belezas naturais e baixas temperaturas para aproveitar no inverno. Entretanto, além disso, é uma das regiões mais desenvolvidas do país, com cidades com altíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores. Sendo assim, muitos decidem se mudar para as cidades dessa região, assim como desejam aproveitar as boas oportunidades profissionais. Portanto, se você faz parte desse grupo, mas está em dúvida sobre onde morar, continue acompanhando o post de hoje até o fim e conheça as 9 cidades da região Sul para morar.

Itajaí, Santa Catarina

Cidades da região Sul para morar
Fonte: https://www.visite.itajai.sc.gov.br/conhecaitajai

Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária na Praia Brava em Itajaí, visto que é a segunda maior economia de Santa Catarina e uma região muito valorizada no mercado imobiliário brasileiro. Inclusive, os apartamentos à venda na Praia Brava em Itajaí são os grandes atrativos, com excelentes opções voltadas para o público de alto padrão. Vale lembrar ainda que é uma cidade extremamente segura, com boas escolas e universidade, assim como hospitais e boas opções de lazer.

Joinville, Santa Catarina

Cidades da Região Sul para morar
Fonte: https://www.facebook.com/prefeituradejoinvilleoficial/

Joinville é a maior cidade de Santa Carina, abrigando mais de 600 mil habitantes. Mas, o grande destaque com certeza é o fato de que mesmo sendo um grande centro, tem clima tranquilo e oferece excelente qualidade de vida para seus moradores. Além disso, possui infraestrutura de alto nível, que contribui significativamente para a qualidade de vida da região. Da mesma forma, é considerada uma das maiores economias da região Sul, com diversas oportunidades profissionais interessantes para aproveitar. 

Florianópolis, Santa Catarina

Cidades da Região Sul para morar
Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/temporeal/

Florianópolis é uma das melhores capitais do Brasil para se viver, com alto IDH, excelente qualidade de vida e infraestrutura. É a segunda cidade mais inteligente do país, segundo o ranking Connected Smart Cities, destacando-se em áreas como mobilidade, economia e educação. Além disso, conta com praias belíssimas, belezas naturais incríveis, trilhas, cachoeiras e várias opções de lazer. Também é válido ressaltar que ela é um importante polo tecnológico, sendo conhecida como a Ilha do Silício, visto que possui a maior densidade de startups por mil habitantes no Brasil.

Curitiba, Paraná

Fonte: https://turismo.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-entre-as-cidades-mais-procuradas-para-eventos/43192

A capital paranaense também não poderia ficar de fora de nossa lista, possuindo um dos IDHs mais elevador do país. Pela cidade você irá encontrar parques, praças, bares, pubs, cinemas, shows, peças de teatro, museus e muitas outras opções de lazer, o que enriquece significativamente a rotina dos moradores. Além disso, possui excelente economia e índices de segurança.

Maringá, Paraná

Fonte: http://www.maringa.pr.gov.br/site/noticias/2021/02/26/prefeitura-de-maringa-publica-decreto-municipal-reforcando-medidas-do-estado/37136

Com um dos melhores índices de qualidade de vida do Paraná, Maringá possui mais de 436 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades do estado. Com excelente infraestrutura, a cidade foi planejada, projetada seguindo o conceito de cidade-jardim. Sendo assim, é uma ótima opção para quem preza por qualidade de vida, bem-estar e tranquilidade.

Ponta Grossa, Paraná

Fonte: https://pontagrossa.pr.gov.br/node/48943

A última cidade paranaense, Ponta Grossa está a cerca de 100 km de Curitiba, sendo um polo industrial e educacional. Da mesma forma, oferece ótima infraestrutura de lazer e comércio, com muitas opções para aproveitar. Além disso, abriga belezas naturais diversas, como cachoeiras, trilhas e clima de interior, contribuindo significativamente para a qualidade de vida de seus moradores.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Fonte: https://prefeitura.poa.br/gvp

Com quase 1,5 milhões de habitantes, Porto Alegre é uma cidade cosmopolita, multicultural e bastante diversa. Com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) mais elevado do estado, a capital oferece uma rotina diferenciada, repleta de equipamentos culturais, vida noturna, gastronomia agitada e boas instituições de ensino, sem deixar de lado o clima tranquilo, parecido com o do interior.

Pelotas, Rio Grande do Sul

Fonte: https://pelotasturismo.com.br/institucional

Pelotas é a terceira maior cidade do estado, situada às margens da maior lagoa do Brasil, a Lagoa dos Patos. Hoje em dia, a cidade vai além das antigas charqueadas, com excelente infraestrutura e muito bem desenvolvida, destacando-se principalmente pela presença das universidades UFPel e UCPel. Sendo assim, é uma ótima cidade para estudar e trabalhar, com comercio bem desenvolvido.

Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Fonte: https://novohamburgo.rs.gov.br/noticia/prefeitura-oferece-oportunidade-regularizacao-imoveis

Por fim, Novo Hamburgo está a apenas 42 km da capital gaúcha, sendo uma das cidades mais populosas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Conhecida internacionalmente como a Capital Nacional do Calçado, é um município muito bem desenvolvido, com economia diversificada devido aos incentivos fiscais. Além disso, é uma cidade muito bonita, com belezas naturais preservadas e opções de lazer.

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades da região Sul para morar, já pode escolher qual delas será seu novo lar. Mas, lembre-se de avaliar todo o município, considerando a segurança, saúde e educação, assim como as opções de lazer, contato com a natureza, incentivo à cultura, etc. Dessa forma, poderá aproveitar uma cidade completa e que atende às suas necessidades e demandas.

Conteúdos relacionados

 

Faça seu comentário

+ 50 = 51