nocomments

Melhores praias do Brasil: 41 lugares lindos para você conhecer

Quando falamos nas melhores praias do Brasil, o que vem a sua mente? Com certeza, seu pensamento são de lugares com cenários paradisíacos e águas cristalinas, onde você poderá passar bons momentos, certo?

Por isso, não é surpresa que milhares de pessoas são atraídas para as costas brasileiras, em qualquer época do ano. De acordo com o estudo da pesquisa : “O oceano sem mistérios, a relação dos brasileiros com o mar” realizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, 20% dos brasileiros vão à praia a cada 15 dias ou menos, 16% vão uma vez por mês e 14% uma vez a cada semestre e 25% uma vez por ano. 

Com números tão expressivos como esse, é fácil entender nossa paixão pelas praias. Mas quais delas vão proporcionar uma experiência única ao visitante? Para ajudar nessa resposta, preparamos este artigo, onde iremos colocar as cinco das melhores praias do Brasil que todo mundo deveria conhecer., 

Como escolher uma boa praia?

Antes de classificarmos as 41 melhores praias do Brasil, vale a pena entender um pouco mais sobre como escolher uma boa opção de praia entre tantas disponíveis. No nosso critério de avaliação, levamos em consideração os seguintes pontos:

  • Boas condições de segurança: O ideal é buscar por informações sobre a vigilância da área, salva-vidas e presença de policiamento nas regiões mais próximas à praia.
  • Condições naturais: Opte por praias com águas limpas, areias brancas e quentes, além de recifes e falésias que tornam o passeio ainda mais interessante.
  • Infraestrutura: De acordo com seu perfil e o que você deseja para o local, avalie os serviços oferecidos na praia, como quiosques, estacionamento, banheiros públicos, restaurantes, entre outras opções.
  • Tipos de práticas permitidas: Confira o que as autoridades definiram de regras para convívio, como a presença de animais, práticas aquáticas e a liberação de fogos de artifícios.
  • Informações sobre a lotação: Verifique se o local não está em horários ou dias de maior movimento, pois isso pode comprometer sua experiência na praia. 

Partindo desse princípio, vamos conhecer esses lugares incríveis que separamos para vocês?

Quais são as melhores praias do Brasil?

As melhores praias do Brasil são aquelas que oferecem a combinação perfeita de areia, água e sol. Além disso, é importante que a praia esteja bem mantida, com boas condições de limpeza e seja segura para nadar.

Sabemos que somos um país com muitas opções e cada uma com suas características específicas. Por isso, fazer uma lista das melhores praias do Brasil não é tarefa fácil, mas vamos lá!

Aqui estão as cinco melhores praias do Brasil:

1. Praia do Futuro – Fortaleza (CE)

Melhores praias do Brasil

A Praia do Futuro, em Fortaleza, é uma das mais belas praias do Brasil. Com areias brancas e finas, água cristalina e muito sol. Com certeza, este é o lugar ideal para relaxar e curtir a vida. Para os que procuram por algo mais “indoor”, por lá existe um parque aquático, com toboáguas e piscinas para todos os gostos. 

Um dos destaques da Praia do Futuro é o mar com águas cristalinas, que permitem ver os peixes e os corais ao redor. A faixa de areia tem mais de 2 km de extensão, acompanhada por barracas e quiosques.

É possível encontrar diversas atividades para se desfrutar na Praia do Futuro, como passeios de caiaque, banana boat, jet ski e mergulho. Quem gosta de aventura pode experimentar o voo livre na praia, com vista para o mar de Fortaleza.

Já para os amantes da boa gastronomia, é possível desfrutar também de diversos restaurantes à beira-mar, oferecendo comidas típicas da região e pratos internacionais. O calçadão da praia é perfeito para caminhadas ou apenas passear de bicicleta.

Por ser uma das melhores praias do Brasil, vale lembrar que ela é muito visitada, por isso é importante prestar atenção nas condições do mar antes de entrar. A Praia do Futuro possui águas calmas durante a maior parte do ano, porém é recomendado que sejam tomadas as devidas precauções em dias em que há previsão de ondulações.

2. Praia da Joaquina – Florianópolis (SC)

No litoral sul do Brasil, uma das praias mais badaladas é a Praia da Joaquina, localizada no coração da adorada Florianópolis, ela é conhecida nacionalmente pelo seu grande mar aberto e pela areia branquinha. Um lugar inesquecível!

O local oferece diversas atividades aquáticas, como surfe, caiaque e stand-up paddle e também conta com amplos quiosques para aproveitar o sol e compartilhar bons momentos com amigos e familiares. Vale lembrar que a infraestrutura conta com dezenas de lojas de artesanato, restaurantes e bares que ficam abertos durante todo o ano.

Frequentada pelos praticantes de surf, jovens e adultos, a Praia da Joaquina é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade de Florianópolis. Durante os meses mais quentes do ano (dezembro a março) é possível encontrar muitos turistas curtindo suas férias. Alguns dos eventos mais famosos que acontecem por lá são o Festival de Verão Jurerê Internacional, a Festa do Peixe e o Festival da Canção.

Portanto, se você procura um lugar para curtir bons momentos em qualquer época do ano, a Praia da Joaquina é um destino ideal para quem está à procura de diversão e contato com a natureza. É uma das melhores praias do Brasil para curtir o sol, relaxar, praticar esportes aquáticos e desfrutar de todos os encantos naturais que Florianópolis tem a oferecer.

Confira: Quais praias do Sul visitar em 2023?

3. Porto de Galinhas – Ipojuca (PE)

Porto de Galinhas é situada no município de Ipojuca, em Pernambuco e é considerada uma das melhores praias do Brasil, além de ser um dos principais destinos turísticos do Nordeste. A área conta com águas calmas, transparentes e ricas em fauna marinha, o que a torna ideal para a prática de snorkel.

Uma das grandes atrações são as piscinas naturais formadas pelas rochas, parada obrigatória para os amantes da natureza, devido à beleza que é apresentada por todos os lados. Acredite: não é à toa que esse espaço é o que mais chama a atenção dos turistas estrangeiros quando vêm visitar a cidade.

Um dos diferenciais notados é a infraestrutura. Com o crescimento da demanda por locais na região, o surgimento de grandes hotéis e pousadas foi uma consequência natural, além da multiplicação de diversos bares, restaurantes e lojas para todos os gostos. 

Outras opções de lazer são as trilhas ecológicas em reservas naturais, a tradicional feirinha de artesanato ou as cavalgadas na praia. Para os que procuram entretenimento noturno, há diversas opções de casas noturnas e pubs.

Uma dica é visitar Porto de Galinhas durante os meses de março, setembro, outubro e novembro. Estas épocas do ano são ideais, pois é possível aproveitar o melhor que o local pode oferecer. Embora seja alta temporada, vale a pena pois os preços não estão tão elevados..

4. Arraial do Cabo – Região dos Lagos (RJ)

Conhecida como o Caribe Brasileiro, Arraial do Cabo é uma cidade do litoral norte do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. A cidade fica a cerca de 2 horas e meia de carro da capital do estado, e é conhecida pelas suas praias de águas cristalinas e paisagens deslumbrantes.

Alguns exemplos que merecem destaque são a Praia Grande, pois é o lugar perfeito para quem busca relaxar, afinal ela possui águas calmas e quentes. Já a Praia do Forno é ideal para quem quer curtir um pôr-do-sol inesquecível, ou para quem gosta de surfar nas ondas fortes. E para os apreciadores da natureza, a Praia dos Anjos é perfeita, com seus coqueirais e trilhas que levam a mirantes com vistas deslumbrantes.

Além das praias, Arraial do Cabo também oferece diversas atrações culturais e naturais. Uma delas é o Centro de Visitantes, onde você pode aprender mais sobre a história da cidade, seu ecossistema e sua cultura. Ainda é possível visitar algumas igrejas antigas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, construída no século XVII.

Se você está procurando um lugar paradisíaco para passar suas férias, este é o destino ideal com as melhores praias do Brasil! Com suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, a cidade certamente te encantará.

Veja: 8 melhores praias para conhecer no Brasil em 2023

5. Praia de Maragogi – Maragogi (AL)

A Praia de Maragogi fica localizada na cidade de Maragogi, no estado de Alagoas (AL). É uma das praias mais bonitas do litoral alagoano e um dos principais destinos turísticos da região.

Em sua faixa litorânea se encontram diversos recifes que formam piscinas naturais. O mar é calmo e as águas mornas, com temperaturas entre 23°C a 27°C durante o ano todo.

O local também conta com diversas opções para quem gosta de praticar esportes aquáticos e mergulho, pois a diversidade de vida marinha é impressionante. Além disso, a região conta com inúmeros hotéis, restaurantes e bares à beira-mar para os turistas curtirem com tranquilidade.

É considerada como uma das melhores praias do Brasil pois é um destino para visitar o ano todo por causa do clima sempre agradável. A melhor época para se desfrutar das águas paradisíacas é entre outubro e janeiro, mas mesmo durante os meses de forte chuva há muito o que apreciar da natureza no lugar.

São quatro estações com muitas opções para curtir Maragogi e descobrir suas maravilhas.

6. Baía do Sancho // Fernando de Noronha

O arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha, na costa nordeste do Brasil, abriga muitas praias fantásticas. No entanto, é a Baía do Sancho que leva a coroa, não apenas a melhor praia da ilha, mas possivelmente a melhor praia do Brasil. Isso é muito bom, considerando que existem mais de 2.000 outras ótimas praias no Brasil.

7. Praia de Cacimba // Fernando de Noronha

Considerada por muitos como um dos melhores surf breaks do Brasil, a Praia de Cacimba fica na ilha de Fernando de Noronha.

É também uma das maiores praias da ilha e é um ótimo lugar para passar um ou dois dias.

Com vista para o mar e para o vizinho Morro Dois Irmãos (Dois Irmãos), você pode ver o pôr do sol deslumbrante aqui.

As ondas podem atingir os cinco metros de altura, por isso, se vier em determinadas épocas do ano, vai encontrar a ilha repleta de locais a frequentar festivais e competições de surf.

8. Praia Lopes Mendes // Ilha Grande

De todas as belas praias da Ilha Grande, a Praia de Lopes Mendes é talvez a mais próxima da perfeição. Fazendo aparições regulares nos melhores artigos sobre praias do mundo, a praia é uma espécie de queridinha da mídia de viagens. Mas faz jus à aclamação? Nós pensamos assim.

A praia em si é uma linda extensão de areia fina e dourada que se estende por 3 Km.

9. Praia de Ipanema // Rio de Janeiro

A mera menção do nome Praia de Ipanema evoca pensamentos de um cenário tropical perfeito, belos corpos bronzeados, hectares de areia branca e o sedutor azul do oceano. Você não ficará desapontado, exceto pelo cenário, porque a latitude sul do Rio – logo ao norte do Trópico de Capricórnio – significa que é meramente subtropical. No entanto, isso nunca parou ninguém e Ipanema ainda é a coroa de glória do Rio de Janeiro

10. Morro de São Paulo // Bahia

Ao chegar a esta ilha idílica ao sul da cidade de Salvador, os visitantes de primeira viagem podem pensar que pouca coisa mudou desde meados da década de 1530. Foi quando os exploradores coloniais desembarcaram nas praias virgens da Ilha de Tinharé, na Bahia, e perceberam sua enorme importância estratégica para a região.

Situado na ponta nordeste da ilha, Morro de São Paulo ganhou importância porque guardava as importantes rotas comerciais ao longo do Canal de Itaparica, que se revelaram fundamentais para o comércio da região

11. Praia do Espelho // Bahia

A Praia do Espelho fica no litoral sul da Bahia, entre a badalada Trancoso e a descontraída Caraíva. É frequentemente citada como mais uma candidata ao título de praia mais bonita do Brasil. Mas com acesso difícil, poucos visitantes chegam a este local isolado e exclusivo.

Espelho é a palavra em português para “espelho” e a praia recebe esse nome porque quando a maré está baixa e o tempo claro e ensolarado, há um efeito de espelho, com a luz do sol refletida na água. Se você perder este fenômeno não é grande coisa, é apenas mais uma bela praia e isso é bom o suficiente para nós!

12. Lagoinha do Leste // Santa Catarina

Situada no extremo sul da ilha de Florianópolis, a Praia de Lagoinha do Leste não é o que você pode imaginar de uma praia nas proximidades de uma cidade de meio milhão de habitantes. Na verdade, o que você encontrará é uma praia intocada que parece praticamente intocada pela humanidade.

A Lagoinha do Leste é um local verdadeiramente selvagem e bonito. Cercada por um terreno montanhoso densamente arborizado e marcado por afloramentos rochosos escarpados, esta é realmente uma das praias mais deslumbrantes que você encontrará em qualquer lugar do Brasil. E nunca fica lotado.

13. Praia dos Carneiros // Pernambuco

Uma verdadeira floresta de coqueiros margeia as areias brancas da Praia dos Carneiros, no nordeste do Brasil. Junto com mares azuis claros e recifes de corais offshore, você terá poucas dúvidas de que está firmemente nos trópicos. Esta é sem dúvida uma das melhores praias deste trecho da costa.

A praia fica na foz do Rio Formoso, cerca de 5 km ao norte da cidade de Tamandaré. Apesar de ter ares de Robinson Crusoé, a Praia dos Carneiros não fica longe dos roteiros mais conhecidos. Pode ficar bastante movimentado aqui durante o verão brasileiro, com picos de público na época do carnaval.

14. Praia do Pinho // Santa Catarina

A imaculada costa de areia dourada da Praia do Pinho está localizada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil; uma região conhecida por seu belo e intocado litoral. Esta praia é certamente um local de beleza natural com as suas águas límpidas e azuis e encostas verdejantes como pano de fundo.

Com todas as outras grandes praias ao longo deste trecho da costa, há uma coisa em particular que faz a Praia do Pinho se destacar – foi a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Fundada em meados da década de 1980, após muitos anos de disputas, esta é hoje uma das praias naturistas mais conhecidas do Brasil e uma verdadeira indústria se desenvolveu em torno dela. São pousadas, chalés, cabanas, bares e restaurantes dedicados aos naturistas da Praia do Pinho.

15. Porto da Barra // Bahia

Situado na foz da enorme Bahia de Todos os Santos (Baía de Todos os Santos) na cidade mais antiga do Brasil é a animada praia de Porto da Barra. A praia lembra a história de Salvador com o antigo forte colonial de guarda em uma ponta e a igreja de Santo Antônio com vista para a outra.

Há sempre algo acontecendo no Porto da Barra, desde eventos organizados até as intermináveis ​​partidas de vôlei de praia e futebol (se você conseguir encontrar espaço). Este também é um lugar onde o velho encontra o novo com pequenos barcos de pesca que desembarcam em uma extremidade, enquanto os bares à beira-mar atraem os trabalhadores da cidade que procuram relaxar.

16. Praia Ilha do Campeche // Santa Catarina

A Praia Ilha do Campeche, ou Praia da Ilha do Campeche, pode ser encontrada no estado brasileiro de Santa Catarina. Em uma área do país conhecida oficialmente como o “Caribe do Brasil”, fica no lado oeste de uma pequena ilha a leste da Ilha de Santa Catarina, e seu acesso é feito de barco a partir da Praia do Campeche – com a qual não se confunde.

Com areias brancas idílicas e águas azul-turquesa mornas, a Praia Ilha do Campeche é mais larga no lado leste, enquanto as rochas no extremo oeste são a melhor área para mergulho sem ter que fazer um passeio de barco mais longe. As bóias marcam a zona segura para nadar, e com a passagem constante de barcos, o melhor é manter-se nestas zonas.

17. Jericoacoara // Ceará

Em um país famoso por suas praias descontraídas, elas não são muito mais descontraídas do que Jericoacoara, no litoral norte do Brasil. Localizada a cerca de 200 km a oeste da cidade de Fortaleza, esta vila e praia há muito estão na trilha hippie, mas nos últimos anos começou a atrair viajantes aventureiros de todos os tipos.

Acredita-se que o nome Jericoacoara tenha se originado de uma língua nativa e se traduz como “a toca da tartaruga”. No entanto, é um bocado até mesmo para os falantes de português, então a praia é conhecida apenas como ‘Jeri’ na maioria das vezes.

A origem do nome indica a riqueza do entorno natural e Jeri está inserida em uma área de parque nacional. Isso significa que o desenvolvimento foi proibido e as coisas mudaram pouco desde quando Jericoacoara era apenas uma pequena vila de pescadores. Não foi até quase 2000 que a eletricidade chegou aqui e você ainda não encontrará nenhuma iluminação pública – eles não são permitidos para evitar a poluição luminosa.

18. Caraíva

Caraíva é conhecida por ser de difícil acesso e cada viagem é diferente.

O certo é que vai precisar no mínimo de um avião, um 4×4 e talvez uma canoa e um cavalo.

Ao chegar, você estará em um canto verdadeiramente remoto e deserto do país.

Não há infraestrutura (embora haja relatos não confirmados de que a eletricidade foi conectada), portanto, se você deseja desconectar e ter uma experiência de acampamento à beira-mar no Brasil, este é o lugar certo.

A área da praia tem um ritmo de vida muito lento, com apenas algumas pousadas locais, algumas canoas para alugar e não muito mais.

19. Geribá // Rio de Janeiro

Geribá é a praia mais badalada da popular cidade litorânea de Búzios. Ele está situado no lado sul da Península com a cidade logo atrás. Este longo e curto trecho de praia arenosa é o ponto de encontro dos ricos e famosos do Rio de Janeiro que vêm aqui para relaxar, festejar e aproveitar os arredores.

Junto com as celebridades vem uma mistura de banhistas; Frequentemente um público jovem, Geribá é particularmente popular entre os esportistas, tanto dentro quanto fora d’água. De frente para o sul no Oceano Atlântico, a praia pega bastante ondulação e muitas vezes há ondas fortes aqui. Como regra, as ondas ficam menores quanto mais a leste ao longo da praia que você segue. A área em direção ao promontório costuma ser calma o suficiente para nadar, embora haja apenas salva-vidas na seção central da praia.

20. Praia de Copacabana // Rio de Janeiro

Talvez a extensão costeira mais famosa do mundo, a Praia de Copacabana fica ao sul do centro do Rio de Janeiro. Ladeada por restaurantes, bares, lojas e arranha-céus da pavimentação ondulada em preto e branco da Avenida Atlântica, a Praia de Copacabana continua por nada menos que quatro quilômetros de areias ensolaradas.

A praia é marcada por fortes históricos em cada extremidade, com trechos individuais de suas amplas areias fofas delineadas por seus postos de salva-vidas e proximidade de pontos conhecidos.

Uma colméia de atividade durante o dia, vendedores de praia vagam entre os banhistas vendendo bebidas e lanches. Os visitantes encontrarão a área ao redor da Bolsa de Valores utilizada pela comunidade LGBT+ do Rio, enquanto seus jogadores de futebol costumam jogar seus jogos na Rua Santa Clara. Uma experiência um pouco mais tranquila da Praia de Copacabana pode ser obtida seguindo em direção à área do Leme, no extremo leste.

21. Praia do Leão // Fernando de Noronha

A praia dos leões recebe o nome de uma rocha que se parece com um leão-marinho deitado. É um nome adequado para uma praia que é considerada o refúgio para um mundo subaquático muito rico – e isso inclui não apenas animais, mas também um forte submerso.

Chegue de manhã cedo para pegar um espaço nas areias brancas e macias, e você poderá avistar os golfinhos que às vezes visitam a área. O desenvolvimento foi reduzido ao mínimo aqui, então faça um piquenique ou pare em algum lugar a caminho da Praia de Leão para comprar lanches e bebidas geladas.

A corrente pode ser muito forte aqui, então nadar nem sempre é permitido, mas você pode relaxar e apreciar as vistas deslumbrantes ao redor.

22. Praia dos Carneiros // Tamandaré, Pernambuco

É uma das praias mais bonitas do Brasil.

Possui um litoral branco como diamante, palmeiras imponentes e água cristalina.

Se você quer passar suas férias na praia em um retiro relaxante longe de grandes multidões de turistas e inúmeros vendedores, eu recomendo a Praia dos Carneiros.

Este litoral tem um ambiente sereno e tranquilo, perfeito para o descanso e relaxamento necessários.

Seu ambiente calmo é ideal para deitar na praia enquanto você se bronzeia, coloca um bom livro em dia, faz castelos de areia, dá um passeio tranquilo, desfruta de um mergulho tranquilo na água cristalina, estende uma toalha e toma um banho piquenique à beira-mar e muito mais.

Dica:

A Igreja de São Benedito é uma igreja do século XVIII localizada a apenas oito minutos da Praia dos Carneiros.

Faça uma pequena parada nesta popular atração turística e local histórico, que possui torres com cerca de 40 metros de altura.

23. Praia de Santos // São Paulo

A Praia de Santos é um extenso litoral de 7 km dividido em sete canais ou seções.

Cada seção tem um nome exclusivo para ajudar a diferenciá-las melhor.

Visite a Praia de Santos com seus amigos ou família para aproveitar algumas das melhores coisas para fazer no Brasil.

São muitas as atividades para você curtir com seus acompanhantes na Praia de Santos, como surf, vôlei de praia, parapente, windsurf, jet-ski, bodyboard e muito mais.

A Praia de Santos também oferece inúmeras comodidades para tornar suas férias mais confortáveis, como salva-vidas atentos e prontos para ajudar sempre que você precisar, áreas de recreação para seus filhos, banheiros e chuveiros bem conservados, etc.

Dica:

Para viajar com crianças, a melhor opção é a Praia do Gonzaga ou o trecho do canal 2 ao 3.

Tem muitos restaurantes e lojas nas proximidades e tem baloiços na orla onde as crianças podem brincar.

Para desfrutar das melhores ondas para a prática de surf e outros desportos náuticos, visite a Praia do José Menino ou o troço de São Vicente ao Canal 1.

24. Praia de Taipús de Fora // Maraú, Bahia

A Praia de Taipús de Fora é um destino privilegiado para mergulho com snorkel por causa de suas águas cristalinas e piscinas naturais.

Se você gosta de mergulhar e quer passar suas férias na praia explorando as maravilhas da vida marinha, a Praia de Taipús de Fora é a sua melhor escolha.

Possui sete quilômetros de costa de areia branca e recifes de corais repletos de peixes coloridos e outras criaturas marinhas.

Depois de mergulhar com snorkel ou mergulho, você pode descansar na praia e se aquecer sob os raios do sol, fazer esculturas na areia, procurar conchas únicas, dar um passeio romântico com seu cônjuge e assim por diante.

Dica: Se você adora frutos do mar, experimente jantar no Bar das Meninas, um restaurante à beira-mar.

Aqui, você pode desfrutar de frutos do mar frescos, bebidas requintadas e muito mais.

25. Praia da Ferradura // Armação dos Búzios, Rio de Janeiro

A Praia da Ferradura é um litoral familiar bem protegido por uma baía.

Tem a forma de uma ferradura e apresenta águas cristalinas, uma paisagem pitoresca e muitas comodidades no local.

Encontrar a praia perfeita para a sua família pode ser bastante complicado, principalmente se você tem filhos pequenos.

Nesses casos, recomendo fortemente considerar a Praia da Ferradura como seu próximo destino de praia.

A Praia da Ferradura é a praia mais segura para as crianças porque é uma pequena baía e tem águas rasas, semelhantes a piscinas, ondas fracas, sem correntes fortes e uma costa plana e arenosa.

A água é tão calma que você pode desfrutar de atividades como canoagem, pedalinho, banana boat e stand-up paddle com facilidade.

Dica:

Não se preocupe em gastar tempo e esforço extras preparando um piquenique para sua família ou amigos.

A Praia da Ferradura tem inúmeros quiosques, restaurantes e bares de praia na área, que vendem uma grande variedade de bebidas refrescantes e comidas saborosas e econômicas.

26. Porto de Galinhas // Pernambuco

Perdendo um pouco de misticismo ao traduzir Porto de Galinhas para Porto das Galinhas, a praia do município de Ipojuca, em Pernambuco, não deixa de ser uma excelente opção para quem busca o descanso e a descontração brasileira.

Localizada a cerca de 60 quilômetros ao sul de Recife, a capital do estado, Porto de Galinhas foi eleita a melhor praia do Brasil oito vezes em oito pelos leitores de uma das principais revistas de viagens do país.

Rodeada de palmeiras e com restaurantes que se abrem diretamente para a areia, esta antiga vila de pescadores tem uma legião de fãs atraídos por sua mistura de areia fofa e piscinas naturais que aparecem no extenso recife na maré baixa e desaparecem novamente com os peixes que eles armadilha quando a maré sobe.

Embora nadar nas piscinas naturais seja perfeitamente seguro, muitas vezes pode haver fortes correntes no mar aqui, por isso recomenda-se cautela.

27. Praia Mole // Santa Catarina

A Praia Mole, ou Praia Mole, está situada no estado de Santa Catarina, em uma estreita faixa de terra separada da cidade de Florianópolis pela Lagoa da Conceição. Com pouco menos de um quilômetro de comprimento, a praia muda de largura entre 10 e 100 metros.

Ondas longas e quebradiças atraem os surfistas da região, que podem aproveitar as quebras de esquerda e direita, que aguentam um swell bastante robusto. A Praia Mole também é popular entre os parapentes, que se lançam das encostas próximas para voar acima da praia e se tornar parte da vista deslumbrante.

No que diz respeito à comida e bebida, existem bares e lojas perto da praia que funcionam durante todo o dia e noite adentro. Rumo à Galheta , a Praia Mole se torna uma praia para naturistas, que há muito é frequentada por banhistas LGBT+, mas principalmente durante o longo verão.

28. Praia da Galheta // Santa Catarina

As areias brancas arqueadas da Praia da Galheta podem ser encontradas a cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis, na ilha de Santa Catarina. Escondido da estrada por um cume de colinas íngremes cobertas de folhagem e orquídeas selvagens, suas areias finas são acessadas por uma pequena trilha que parte do extremo norte da Praia Mole .

Uma das áreas de praias mais naturais, sem restaurantes ou outras facilidades, a Praia da Galheta tem aproximadamente um quilômetro de extensão. Suas ondas suaves de orla são procuradas pelos turistas.

29. Praia do Arpoador // Rio de Janeiro

A Praia do Arpoador fica na zona sul do Rio de Janeiro , em uma pequena península entre as muito mais famosas praias de Copacabana e Ipanema . Significando ‘lançador de arpão’, sua extremidade leste forma uma língua de terra que se projeta para as ondas.

É esse pico que faz da Praia do Arpoador um dos melhores picos de surfe do Rio, e sede de várias competições de surf todos os anos. Os seus afloramentos rochosos criam quebras de 2-3 metros de altura, embora o ponto de descolagem seja pequeno e movimentado nos melhores dias. Escusado será dizer que as pranchas podem ser alugadas em empresas na praia, enquanto o Arpoador também tem um diferencial exclusivo em oferecer surf noturno, graças a potentes holofotes que iluminam tanto a praia quanto o break.

Com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia do Arpoador também conta com sua própria musculação ao ar livre. As rochas em sua extremidade leste são um ponto de pesca favorito para os homens locais, enquanto o pôr do sol da praia – uma ocorrência rara nas praias brasileiras, já que quase todas estão voltadas para o leste em direção ao sol nascente – é comemorado com vivas e aplausos.

30. Massarandupió // Bahia

A Praia de Massarandupió é uma das praias naturistas mais famosas da Bahia, embora também existam áreas onde o vestuário é permitido. Localizada no município de Entre Rios, sua faixa relativamente estreita de areia dourada no Oceano Atlântico é reforçada por uma extensão de cerca de dois quilômetros (1,5 milhas).

A ausência de edifícios próximos significa que a praia não é esquecida, mas tem vistas atraentes do interior de coqueiros altos e dunas de areia cobertas por gramíneas. Um pequeno rio também atravessa a praia até o oceano. Há estacionamento próximo, de uso gratuito, e lanches e refeições podem ser adquiridos em quiosques à beira-mar.

31. Tambaba // Paraíba

Uma das várias praias de nudismo oficiais no Brasil , Tambaba, no entanto, tem partes de seu comprimento onde a roupa é obrigatória, bem como a principal área familiar onde os banhistas devem ficar nus. Localiza-se a cerca de 20 quilômetros ao sul da cidade portuária de João Pessoa, e se estende por cerca de um quilômetro.

Suas areias douradas são amadas por crianças que querem brincar nelas e por aqueles que querem se bronzear. Atrás da praia encontram-se falésias atraentes parcialmente cobertas por vegetação verdejante. As ondas que vêm com as águas mais profundas atraem os surfistas da região.

32. Praia de Abricó // Rio de Janeiro

A Praia de Abricó é uma praia no bairro de Grumari, zona oeste do Rio de Janeiro, e é a única praia da cidade que permite turistas. De frente para pequenas ilhas próximas à costa, a praia possui uma ampla extensão de areia clara, muito utilizada pelas famílias residentes na região. Como resultado, tem uma atmosfera amigável e descontraída.

Suas areias são cercadas por grandes pedras que continuam em alguns pontos no surf, mas dado o comprimento de 1,5 km (1 milha) da Praia de Abricó, ainda há muito espaço para encontrar um bom local para tomar sol.

Rodeada por falésias verdejantes, a praia não é esquecida e a entrada no Oceano Atlântico é suave, embora as ondas possam ser agitadas. Nos fins de semana, é patrulhada por nadadores-salvadores. Quiosques oferecem lanches e bebidas. Sua localização significa que pode ser difícil chegar para quem não tem transporte próprio.

33. Olho de Boi // Rio de Janeiro

Posicionada no lado oeste de uma pequena enseada em forma de“V”, Olho de Boi é uma praia nudista oficial em um promontório de terra fora da cidade turística de Armação dos Búzios . É acessível apenas por táxi aquático ou a pé por um caminho na selva de cerca de 1,5 km (1 milha) de comprimento. O nome da praia se traduz literalmente como ‘olho de boi’, que vem das pequenas sementes vermelhas que podem ser encontradas em sua areia.

Sua pequena extensão de areia clara é cercada por rochas que avançam para o Atlântico e fornecem alguma proteção para toda a força do oceano.

Olho de Boi é provavelmente mais conhecida como a principal praia de nudismo na área de Búzios, mas somente  tem espaço para apenas algumas dezenas de guarda-sóis. A única forma significativa de sombra disponível do sol, eles precisam ser trazidos para a praia pelos visitantes, pois a única instalação é um pequeno quiosque que vende uma seleção limitada de bebidas e salgadinhos.

34. Praia Brava (Cabo Frio) // Rio de Janeiro

A Praia Brava, voltada para o sul, é relativamente isolada das outras praias da península de Cabo Frio. Um pequeno trecho de areia com apenas algumas centenas de metros de comprimento, é apoiado por colinas inclinadas que proporcionam uma sensação isolada.

Esta é uma das razões pelas quais a Praia Brava se tornou popular entre os banhistas nudistas. Para agradar a todos os visitantes, a praia é dividida em duas metades – uma onde roupas não são permitidas e outra onde roupas e aparelhos eletrônicos com câmeras são permitidos.

Esta parte da praia é particularmente popular entre os surfistas. A praia como um todo é mais frequentada por famílias brasileiras, embora as águas do Atlântico sejam mais frias do que ao longo da costa nas praias cariocas. Ainda está para fazer sucesso com visitantes estrangeiros na região

Há pouca sombra natural na Praia Brava e não há instalações, o que significa que os banhistas precisam trazer tudo o que quiserem. A melhor maneira de chegar à praia é de carro. Há um pequeno estacionamento pago a uma curta distância.

35. Praia Brava (Trindade) // Rio de Janeiro

A Praia Brava de Trindade ganhou tanto nome na década de 1970 que grandes empresas tentaram abocanhá-la e transformá-la em um resort de luxo. Felizmente, os homens de terno não tiveram sucesso, deixando este trecho deslumbrante da Costa Verde livre para todos desfrutarem.

Abrangendo a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, Trindade é uma pequena vila de pescadores. Ele se tornou um refúgio para piratas no século XVIII antes de se tornar um ponto de encontro hippie mais recentemente.

A Praia Brava é uma das praias mais isoladas de Trindade, e o acesso é feito por uma trilha pela selva. A própria Trindade pode ser alcançada graças aos ônibus de hora em hora que fazem a viagem de 50 minutos de Paraty, caso você seja dissuadido de fazer a viagem de carro por causa das estradas sinuosas que essa viagem envolve.

36. Praia do Rosa // Ibiraquera

A Praia do Rosa é uma praia localizada

na região de Ibiraquera, no estado de Santa Catarina. Conhecida por sua

paisagem natural exuberante, coqueiros e falésias (processo de abrasão

marinha), o que torna a paisagem mais espetacular, atraindo gente de todos

lugares do mundo. Além disso, tem suas águas cristalinas e piscinas naturais em

algumas regiões. 

É popular entre os surfistas devido às

suas ondas perfeitas para os que curtem o surf. É também, um destino turístico

frequente devido à sua vida noturna agitada e recheada de entretenimentos. A

praia é ainda, uma região de mergulho com beleza subaquática e grande

quantidade de vida marinha bem explorada. Enfim, vale a pena ter essa

experiência.

Para quem curte a vida noturna, ela

contém várias opções como bares, restaurantes, luais e “festinhas” até altas

horas. Algumas atrações chegam até o amanhecer do dia e, então, se você é uma

dessas pessoas da noitada, o lugar é perfeito para você.. 

Agora, se você gosta de outras

atividades, a praia do rosa é uma região protegida e oferece uma grande área de

fauna e flora nativa, o que a torna uma opção atraente para os amantes da

natureza e exploradores de trilhas.

37. Praia do Forte // Bahia

A Praia do Forte é localizada na costa

norte da Bahia, uma das praias mais famosas da região por seus espetáculos

naturais como suas areia branca, coqueiros predominantes, águas cristalinas e a

presença de animais marinhos como as tartarugas. Tudo isso faz com que o lugar

se torne um importante centro turístico forte e suas opções de entretenimento,

A hospedagem e gastronomia regional são enormes.

O lugar oferece práticas de esportes aquáticos como surf, stand-up paddle e mergulho. Para os aventureiros, também é

um ótimo lugar para caminhar e apreciar a natureza. 

A região é conhecida por sua preservação ambiental, cuja área é protegida e conta com a reserva ecológica de

Tamar, uma das maiores reservas de tartarugas marinhas do mundo. Os visitantes

podem ver de perto as tartarugas marinhas, conhecer mais sobre sua proteção e

curiosidades das espécies.

A praia é referência em eventos

culturais, festivais de música, dança e artes. A cultura do lugar é forte e

explorada. Lá é uma combinação perfeita de natureza e entretenimento, oferecendo aos seus visitantes uma experiência única.

38. Praia de Pipa // Rio Grande do Norte

A Praia de Pipa, situada no norte do

Rio Grande do Norte, é conhecida por sua paisagem natural deslumbrante como

coqueiros, águas cristalinas e, também, as falésias como na praia do rosa. É um

forte centro turístico devido à sua variedade de opções para entretenimento e gastronomia local.

É um lugar ideal para praticar esportes aquáticos como surf e stand-up paddle. O lugar é acompanhado por uma área natural preservada, incluindo  uma parte da reserva biológica de Fernando de Noronha, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a fauna e a flora exclusivas da região.

O Morro do Careca e a Lagoa de Guaraíras são ótimos e muito frequentados pelos turistas. As regiões oferecem

também, atividades como passeios de buggy,  trilhas ecológicas, visitas a reservas de vida selvagem, baladas e bares animados à noite. Pipa é realmente um paraíso de riquezas naturais. 

39. Praia do Leste // Paraná

A Praia do Leste fica na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. É conhecida por suas águas cristalinas, areia fina e possui uma área de coqueirais na orla. Um ótimo local para caminhadas com vistas da costa, tornando-o uma boa escolha para caminhadas e descanso pós banho. 

A praia também oferece atividades aquáticas, visto que suas águas são calmas, dando possibilidades para atividades e para pesca. É cercada por uma vegetação exuberante e uma fauna diversificada incluindo aves, peixes exóticos e tartarugas. 

Além de tudo, a praia do leste é uma opção para os amantes de trilhas. Essas opções são trilhas ecológicas que passam por uma reserva natural, com a oportunidade de ver a vida selvagem da fauna.  A trilha do farol, que leva ao farol de Guaratuba, oferece uma vista fantástica da praia e da costa.

É recomendável levar água e protetor solar, e sempre seguir as orientações dos guias locais. 

A infraestrutura é acolhedora aos turistas, atraindo-os de todos os lugares para conhecer e aproveitar todas as experiências que esse lugar tem para oferecer. É sempre importante verificar as disponibilidades dos serviços antes de visitar a praia, especialmente, durante a alta temporada.

 40. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

É conhecido pelos seus lençóis de areia, formando dunas de areias, que cobrem uma área de cerca de 1.500 km². O Lugar possui uma paisagem vista em poucos lugares no Brasil, incluindo lagoas, manguezais e florestas. 

Além do mais, é habitat para uma variedade de espécies animais, incluindo jacarés, ariranhas e várias outras espécies. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma atração turística popular, oferecendo atividades como: caminhadas, passeios de barco e camping.

O lugar é protegido e proibido habitantes permanentes além dos nativos, os turistas devem permanecer até certos limites para poder visitá-lo. À primeira vista, este lugar pode parecer um deserto, mas dentro de suas fronteiras está algo mágico. Uma experiência com a natureza rara! 

Para conseguir a melhor experiência, você deve ir nos meses de período chuvoso, pois as piscinas nas dunas são criadas por chuvas que iniciam a partir do mês de janeiro até o final de abril. Essas condições fazem com que os “lençóis” não tenham água do período de novembro até início de fevereiro.

41. Praia da Fazenda

Situada dentro do exuberante Parque Estadual da Serra do Mar, a Praia da Fazenda é um dos lugares mais preservados e fascinantes de Ubatuba. Uma curiosidade: recebe poucos turistas por ser um lugar mais isolado. Procurando coisas do tipo? Então, é perfeito para você!

Esta praia proporciona uma fuga da “agitação”, onde os visitantes podem desfrutar de águas tranquilas durante todo o ano. Perfeito, tanto para crianças quanto para famílias, o mar permanece calmo e seguro em todas temporadas, independentemente da estação do ano.

Ela também é ótima para quem deseja aprender surf, pois suas ondas são boas e leves. O local conta com várias opções para praticar outros esportes e entretenimentos, pois suas areias são planas. Além de suas trilhas com destinos a lugares próximos, tem a opção de várias outras praias vizinhas. Ideal para banhistas que procuram tranquilidade e relaxar, a praia da Fazenda proporciona uma experiência única!

Prontos para visitar uma dessas opções?

As melhores praias do Brasil são um verdadeiro paraíso natural e uma das principais atrações turísticas, pois oferecem experiências únicas e inesquecíveis aos visitantes de todo o mundo. Além disso, é possível ter uma uma grande variedade de opções para lazer e diversão, como mergulho, surf, caminhadas, passeios de barco e muito mais. 

Esperamos ter te ajudado na sua escolha e caso você tenha alguma dificuldade ou quer saber mais detalhes sobre este local, indicamos procurar uma agência de marketing digital para turismo especializado, pois eles irão fornecer mais informações detalhadas e dicas para que sua viagem seja algo incrível. Boa viagem!

Últimos posts por Jacimar Roberto (exibir todos)

Faça seu comentário

6 + 18 =

73 + = 78